Mostra de Projetos conectou conceitos, artes e ciências num mosaico de saberes e expressões

Mostra de Projetos conectou conceitos, artes e ciências num mosaico de saberes e expressões

Mostra de Projetos outubro 2024 | Escola Terra Firme, Curitiba/PR

Na Mostra de Projetos alunos e alunas apresentam a produção realizada nas pesquisas que desenvolveram, utilizando uma diversidade de mídias e suportes e trabalhando formas e conceitos artísticos e culturais, visuais e linguísticos. A Mostra integra ciências, geografia, história, línguas e matemática em temas que têm como base o compromisso com a produção de conhecimento, a cidadania e a consciência ecológica.

Todas as turmas participam, da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental II, e o resultado é sempre surpreendente. Saberes científicos se conectam a releituras de obras de arte e instalações criativas, formando um mosaico de conhecimentos e representações figurativas. A proposta é promover o protagonismo de cada criança e adolescente no processo de pesquisar, fazer descobertas e produzir conhecimentos. É um evento que celebra a aprendizagem ativa e significativa envolvendo estudantes, familiares e equipe pedagógica.

Uma Mostra de consciência e conexão

Na Mostra de outubro, dentre a diversidade de assuntos tratados, os importantíssimos temas da erosão, da sustentabilidade e da destinação de resíduos foram abordados com destaque, assim como os belos corais da Austrália e um criativo “labirinto elétrico”, construído para pensar as redes complexas que nos conectam no mundo contemporâneo, onde cada decisão ativa novos circuitos e desencadeia mudanças com a velocidade com que se acende ou apaga uma lâmpada.

Quem define? Uma reflexão sobre o conceito de arte

As manifestações artísticas estiveram, na última mostra, não apenas nos suportes em que o aprendizado foi exibido. A turma do 9º ano propôs a discussão sobre o que é arte e quem decide o que é arte. Inspirados pelos artistas conceituais Damien Hirst e Marcel Duchamp, os estudantes brincaram com o tema e trabalharam com elementos simbólicos, como livros e cadeiras representando os lugares de poder de quem define o que é arte. Além disso, espalharam papéis amassados, como rascunhos descartados de uma criação, e ofereceram um espaço de manifestação em que os visitantes podiam contribuir com o debate. “A gente conversou nas aulas sobre o que é arte. Muita gente diz que é um conceito, mas tem quem veja a arte como uma coisa mais tradicional, nas pinturas”, explicou Milla Narciso, aluna do 9º.

OCCUPATION VOID. WHAT IS ART AND WHO DECIDES IT?
A instalação "Occupation void. What is art and who decides it?" é resultado do debate dos alunos do 9º ano sobre o que é arte inspirado na questão "Graffiti é arte?".
A obra utiliza uma cadeira vazia, um papel amassado e um lápis quebrado para explorar a ausência de poder, a rejeição de ideias criativas e a interrupção do processo criativo. Com a pergunta provocativa "Is this art?" no centro, a instalação convida o público a refletir sobre quem define o que é arte e a relação entre criatividade, frustração e expressão artística. 
Essa instalação desafiadora é uma extensão das reflexões dos alunos sobre os limites da arte e a legitimidade de diferentes formas de expressão, sugerindo que até os objetos mais simples podem carregar significado artístico.
Língua inglesa. 9º Ano. 

Metodologia de Projetos incentiva autonomia, criatividade e aprendizado ativo

A Terra Firme adota a Metodologia de Projetos como estratégia pedagógica, incentivando a autonomia, criatividade e aprendizado ativo. Durante a Mostra, os alunos apresentam o percurso e o resultado final de suas pesquisas, relatando as habilidades e competências desenvolvidas ao longo do processo. Essa metodologia não apenas aproxima o conteúdo teórico da prática, mas também valoriza a experimentação e a reflexão como partes essenciais do aprendizado.

THE KIDS SMILE
Neste trabalho, capturamos a essência do sorriso das crianças através de fotografias e relatos sobre o que o sorriso representa para elas. Essa abordagem valoriza a expressão artística e proporcionou um espaço para que os alunos refletissem sobre emoções e conexões humanas, desenvolvendo suas habilidades de comunicação na língua inglesa. Percebemos como o sorriso é uma forma poderosa de comunicação e conexão. Sorrisos são fundamentais para construir um mundo mais empático e acolhedor.
Língua inglesa. 3º ano.

COSPLAY DA MITOLOGIA GREGA 
A atividade de cosplay da mitologia grega convidou os alunos a interpretarem de forma criativa os deuses e figuras lendárias do Olimpo. Vestidos como Zeus, Atenas, Hades, Afrodite, entre outros, os estudantes não apenas recriaram os trajes, mas também incorporaram as características e histórias desses personagens mitológicos, explorando suas personalidades, poderes e simbologias.
História e língua portuguesa. 6º ano. 

SE CRIANÇA GOVERNASSE O MUNDO

Nos projetos Vida em Ação e a Arte das Produções Humanas, permitiu às crianças que, ao escrever e se desenhar como governantes, explorassem conceitos fundamentais sobre as eleições e a organização do Estado.  Ao imaginarem-se em posições de liderança, as crianças refletiram sobre as responsabilidades e desafios que os governantes enfrentam, além de discutirem a importância da democracia e da participação cidadã. Essa experiência prática proporcionou uma compreensão mais profunda do funcionamento das instituições e da necessidade de um governo que represente as vozes da população.

AUTORRETATO

Além de estimular a criatividade, propor que as crianças façam seu autorretrato contribui para a definição de sua identidade, permitindo que cada uma reconheça suas individualidades e características, valorizando seu modo único de ser e estar no mundo.

https://sites.google.com/professorterra.com.br/cronicasaudiovisuais9ano

https://drive.google.com/file/d/1lBlnmAbvF8GR9iIaGcGEoL0LEB9lV_be/view?usp=sharing

Fotos: Gilson Camargo

Galeria de imagens

Últimas matérias

Uma tarde feliz, de conversa sobre poesia e brincadeiras com as turmas do 4º ano
Uma tarde feliz, de conversa sobre poesia e brincadeiras com as turmas do 4º ...

As turmas do 4º ano A e B vivenciaram uma experiência encantadora com o livro “Brincadeiras de Sol, Brincadeiras de Chuva”, da escritora Cláudia Kauling Gatti.

Aula de campo inesquecível na Assembléia Legislativa do Paraná
Aula de campo inesquecível na Assembléia Legislativa do Paran...

No dia 07 de maio, os alunos do 5º ano viveram uma experiência única na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP)

The Weather Report – Um Jornal Internacional do Clima
The Weather Report – Um Jornal Internacional do Clima

Nas aulas de Inglês, as turmas do 4º ano vivenciaram uma experiência divertida e cheia de aprendizado com a atividade "The Weather Report".

Imagem perfil

Chame no WhatsApp

Fechar

Olá, gostaria de saber mais sobre as matrículas na Escola Terra Firme!